Cultivo de melancia é alternativa de renda para assentados de Ladário

Cultivo de Melancia para Agricultura Familiar

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Corumbá está incentivando a diversificação da produção no Assentamento 72, localizado no município de Ladário, através do cultivo de melancia.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer de Corumbá, Ubirajara Coelho Júnior, a iniciativa partiu dos próprios produtores, que procuraram os técnicos da Agência solicitando orientações para iniciarem na atividade. "A melancia é uma cultura que se adapta muito bem às condições de clima e solo do município e proporciona retorno rápido, uma vez que o ciclo de produção é de aproximadamente 80 dias", explica Coelho.

O trabalho junto ao grupo, formado por 30 produtores, está sendo executado em parceria com a prefeitura municipal, que forneceu 600 litros de óleo diesel para o preparo de solo e com a Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento 72, que disponibilizou um trator para ser utilizado pelo grupo.

As ações de orientação dos produtores tiveram início no mês de agosto, com reuniões técnicas sobre a cultura da melancia e organização para a compra das sementes, que foram plantadas em uma área de cerca de 20 hectares.

"Como se trata de uma cultura de retorno muito rápido, já estamos negociando com empresários locais para que os produtores tenham garantia de comercialização da produção", destaca o coordenador municipal da Agraer em Corumbá, Rolando Parada Ramirez.

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, avalia a iniciativa destacando a importância da assistência técnica e extensão rural na busca por novas alternativas de renda para as famílias rurais. "Estamos trabalhando cada vez mais para fornecer aos agricultores do Estado, um trabalho de assistência técnica de qualidade, que permita o desenvolvimento da produção, gerando trabalho, renda e qualidade de vida às famílias rurais". A principal atividade desenvolvida pelos produtores do Assentamento 72 é a pecuária leiteira.

Fonte: Noticias MS

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.