O conceito de Agricultura Orgânica

O conceito de agricultura orgânica surge com o inglês Sir Albert Howard, entre os anos de 1925 e 1930, que trabalhou e pesquisou durante muito anos na Índia. Howard ressaltava a importância da utilização da matéria orgânica e da manutenção da vida biológica do solo.

Resumidamente, agricultura orgânica é o sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentação animal, compostos sinteticamente. Sempre que possível baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças. Busca manter a estrutura e produtividade do solo, trabalhando em harmonia com a natureza.

Debaixo do grande guarda-chuva que é o conceito de agricultura alternativa, insere-se a vertente da agricultura orgânica. Debaixo do mesmo guarda-chuva estão as chamadas agricultura natural, biodinâmica e biológica.

No início dos anos 30 alguns cientistas alertaram sobre os equívocos do modelo convencional de produção agrícola (uso de insumos químicos, alta mecanização das lavouras, entre outras práticas) não seria este o modelo que garantiria o futuro das terras férteis.

Após a 2ª Guerra Mundial, os produtos químicos tornaram-se mais conhecidos, conseqüentemente os agrotóxicos começaram a ser utilizados na agricultura convencional. No entanto, até os anos 70, os defensores da agricultura sustentável eram ridicularizados.

A partir dos anos 60, começam a surgir indícios de que a agricultura convencional apresenta sérios problemas energéticos e econômicos e causa um crescente dano ambiental. Neste período várias publicações e manifestações despertaram o interesse da opinião pública. Na década de 80 o movimento cresce, e na de 90 explode. Cada vez mais surgem produtores orgânicos até chegarmos ao quadro atual, no qual os orgânicos estão presentes nas gôndolas das grandes redes de supermercados.

2 comentários:

Mateus Lobato disse...

Olá!

Gostaria de agradecer a parceria que fez com meus blogs depois de excluir com o Humor Brasileiro, O Concurseiro e Blog do LOBATO, mas por algum motivo que desconheço, não estou conseguindo adicionar apenas esse blog nos links para parceria.
No lugar estou colocando o Feed de seu blog, mostrando o último tópico postado aí com data, ok ?
Se quiser fazer o mesmo os links dos blogs que você pôs na parceria são :

http://historiasdeconcurseiro.blogspot.com/feeds/posts/default

http://streamhumor.blogspot.com/feeds/posts/default

Tenho um 3o blog que se quiser :

http://variedadescuriosidades.blogspot.com/feeds/posts/default

Mateus Lobato disse...

Donizete

Deixa como está mesmo.
Eu deixo o Feed e você o link, ok ?
Não sei por que mas o link de seu blog não adiciona lá.
Farei o mesmo esquema que os outros blogs para não perder parceria, beleza ?

Mateus

Postar um comentário

Prezado leitor deixe aqui suas dúvidas e sugestões a respeito das matérias publicadas. Agradecemos a participação e comentários.